Manchete.

Muitas vezes estamos caminhando na rua e olhamos aquela banca cheia de jornais abertos convidando a leitura, damos uma paradinha, lemos as principais notícias, das mais variadas fontes e estilos, e seguimos em frente com um novo repertório de assuntos para nossas conversas.
No mundo da internet esta mesma paradinha se dá nas páginas dos principais sites, com fotos e vídeos saltando aos olhos.
Quando se analisa as notícias efetivamente lidas vão se destacar as fofocas, os BBBs e as esportivas.
Recentemente, uma grávida morreu em um acidente em São Paulo, de maneira precipitada toda a mídia, público em geral e até a polícia condenaram o outro motorista. Pq? Boa pergunta. Será pq uma grávida morreu? Pq não foi possível salvar a criança? Pq era a segunda esposa do motorista que havia morrido num acidente? Pq encontraram garrafas no carro do outro? Nenhum fato aprofundado, até que surge um vídeo propiciando nova leitura dos acontecimentos.
Anos atrás os donos de uma escola infantil perderam tudo, sofreram ameaças, não só foram condenados publicamente como sofreram todo tipo de perda. Me corrijam os que se lembram, mas o caso ficou conhecido como escola base onde uma denúncia ganhou proporções e todo mundo comprou a história contada avolumando as consequências nefastas.
Onde quero chegar?
Me pergunto pq nos contentamos com as manchetes, em aderir imediatamente ao lado que mais se identifica com vítima e sair defendendo como se tivessemos conhecimento de causa.
Basta fazer cara de vítima, ter perfil de vítima e pronto?
Me lembra muito conflitos de irmãos onde um aprendeu a ser a "vítima" enquanto o outro sempre acaba antecipadamente condenado como vilão pq não desenvolveu a mesma malícia do outro.
Mas somos adultos, responsáveis, com histórias de vida. Pq ainda fazemos isto?
Assumir tal ingenuidade é assustador, as pessoas são induzidas com facilidade por qualquer discurso barato, pq qualquer mentira. Mesmo que um dia constatem que tb foram vítimas, seguem em frente como se nunca tivessem tomado partido da causa errada. Sem culpa e aprendizado tb?
O BDSM não costuma perdoar este erro, pq ele é revelador, pq ele nos leva pro campo das vítimas em potencial, pq o BDSM ensina que devemos ter critério, devemos ser cuidadosos, devemos saber escolher com quem andamos.
Não é só mais uma história a contar ou mesmo pra se esquecer, é algo que deve ser refletido visto que revela comportamentos que fragilizam num universo tão cheio de riscos e ameaças.
Sim, os riscos são reais e quem tem um bom tempo nisto conhece histórias dos mais diversos tipos, de situações que foram muito além do mero acidente de leitura, não é algo que passa e se esquece.
Apesar de indícios bem claros, ainda assim as pessoas persistem no erro, aderem as campanhas erradas, às companhias erradas.
O bom BDSM, aquele tantas vezes citado aqui, alcançou este nível e este status a partir do momento que soube separar o joio do trigo, nem sempre é possível fazê-lo de primeira, mas sempre é tempo de sair de uma canoa furada.
Muita gente se contenta com a leitura rápida de uma manchete, tiram conclusões e acham que já sabem o suficiente quando, ao contrário, os fatos verdadeiros são outros, bem claros, bem apresentados e, muitas vezes, bem diferente do que as manchetes insinuam.
Não a toa, os jornais mais vendidos hoje em dia são os de leitura rápida e com manchetes sensacionalistas, assim como o BBB ocupa todo espaço da mídia. Vivemos inseridos num imenso BBB.
Se vc chegou até a este ponto de leitura, parabéns, vc é um caso raro, normalmente textos são só cliques rápidos em busca de imagens ou algo que prenda por cinco segundos.
Se chegou até aqui, provávelmente não é do tipo que é sugestionado com facilidade, que interpreta as coisas baseados em rápidas leituras.
O blog leva o nome de observatório por uma razão bem óbvia, só é possível aprender algo quando nos aprofundamos. A linda paisagem da superficie de um lago não revela todas as suas verdades.

Comentários

Unknown disse…
Bem não iria comentar, mas não resisti. Bom texto. Recheado de verdades e insinuações que nem todos podem apreender..

Adorei!
Um observador disse…
Yasmin,

Sua postagem mais recente é o complemento perfeito ao que é dito aqui.
Um dia, mesmo que tardiamente, as pessoas se darão conta de suas escolhas erradas.
kat_(DS) disse…
Cheguei ao final!!
Confesso que vim observa-lo devido a um post que deixou no blog de uma conhecida. Fiquei curiosa com sua colocação e postura, me aproximei..
Sou assim...busco e tenho minhas opiniões não dependo da opinião alheia, e tenho por costume tudo que me intriga troco idéias com meu Dono, adoro abordar temas e textos com ele...e dificilmente um texto de um Dom não é auto promocional...e não chego realmente ao terceiro parágrafo.
Gostei de ler o que escreve..e suas colocações.
Este texto por ter as palavras bem colocadas e ser conciso me prendeu até o final....

Sds....kat_(DS)
Unknown disse…
Caro Dom Eros, se o problema fossem escolhas erradas, facilmente resolveriam, afinal também eu fiz as minhas, e olha que não foram poucas, risos. Há um problema muito maior envolvido aí, e sabemos bem qual é. Caráter e ética não estão à venda meu amigo Dom... Não é mesmo?
Sobre o texto, no meu caso são somente pensamentos e também minhas ações ali registradas, obrigada por ler...

Postagens mais visitadas deste blog

Aposentadoria de um Dom

Duas Réguas